sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Ô Zé Mané, Ô Zé Mané, Ô Zé Mané, Ô!




Lembrei dele hoje quando vinha pro trabalho escutando "A Praieira".
No dia 02 de fevereiro de 1997, Francisco de Assis França terminou abruptamente sua breve carreira, num acidente de trânsito. Uma lástima.Lembro que fiquei triste e chocado com a notícia, no fim do Carnaval daquele ano.

No meio de 96, havia assistido despretensiosamente - como outras pessoas que comentei depois - o show deles, pois conhecia muito pouco o som deles. Lembro muito bem da paulada sonora que eu tomei! Os tambores, a percussão, a presença extremamente eufórica e carismática do Chico no palco me fizeram virar um admirador da banda, depois daquele empolgante show no falecido "Engenho Santa Inácia" em Ciudad Satolep. A foto que ilustra o post fazia parte do cenário do show e ficava atrás da banda.

O cara ainda tinha muito pra mostrar, sua carreira começava a subir feito um foguete. Pena.
Quando acontece esse tipo de coisa com promissores e talentosos artistas, não tiro da cabeça o pensamento: "Putz, que merda... Imagina o que esse cara ainda poderia fazer? Uma cabeça dessas ainda tinha muito que mostrar ao mundo". E não consigo não lembrar da música da Legião Urbana, do disco "O Descobrimento do Brasil", que diz: "É tão estranho. Os bons morrem jovens...". Chico ia completar 31 anos em 13 de março.

Por um tempo, a Nação Zumbi ficou a deriva, sem o timoneiro e comandante daquele barco que propunha uma mistura nunca antes vista...Hip-Hop, Maracatu, Embolada, Rock, Funk. Hoje, a Nação amadureceu e produz um som com muita qualidade e identidade própria, mas sem nunca esquecer da influência do seu mentor.
Com relação ao acidente, parece que a Fiat teve culpa no cartório... Nem toda grana do mundo compensa a tua falta por aqui, Chico. R.I.P.

"Maracatu psicodélico
Capoeira da Pesada
Bumba meu rádio
Berimbau elétrico
Frevo, Samba e Cores
Cores unidas e alegria
Nada de errado em nossa etnia."
Otto - ao som de Chico Science e Nação Zumbi - "Sobremesa"

2 comentários:

por nada disse...

Nem dá para começar a lista dos que foram antes da hora... Com tanto "Zé Mané" no mundo...

Abraço,
Leandra

pablodelarocha disse...

é verdade... tantos cansei de ser sexy's, bonde do rolê's, cpm22's, foi embora justamente alguém que tinha o que falar e o jeito de falar.