sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

O Risoto Etílico

Enfim, a primeira receita no blog.
E começando com uma invenção minha e que, modéstia a parte, ficou com um sabor muito especial... Mesmo eu tendo batizado o mesmo de risoto, não o faço da maneira italiana de fazer risoto (colocando o caldo aos poucos, mexendo para que o amido se desprenda do arroz arbóreo). O meu é com arroz normal e tudo duma vez só =D

Risoto Etílico - ( para 2 pessoas)

1 cebola pequena picada em pedaços pequenos
1 cenoura cortada em pequenos cubos
1 xc de arroz comum (tentarei com selvagem noutra oportunidade)
1 xc de caldo (nota: não usei em tablete, pois tinha feito um caldo caseiro com legumes e um osso de peito de frango e tinha congelado...É uma ótima idéia e o sabor é muito melhor)
1 e 1/2 xc de agua
1/2 xc de cerveja pilsen (tentarei com uma porter ou stout outra vez, deve ficar um sabor marcante)
1 shot de Bourbon (Jack Daniels ou Jim Bean) - Pode-se usar qualquer outro destilado, mas garanto que o sabor do Bourbon é mais interessante.
1 colher de sopa de azeite (de boa qualidade, por favor...Sei que não se usa, mas coloquei Oliva Extra Virgem)
1 colher de sopa (bem generosa...hehehe) de nata (sim, aquela que só tem aqui no sul, que a gente coloca na cuca...hehehe)
Sal e pimenta à gosto.

Numa panela, coloque o azeite e a cebola, fritando por uns 3 minutos.
Entre com os cubos de cenoura, fritando por mais 3 minutos.
Coloque o shot de bourbon. CUIDADO: Se a panela estiver muito quente, pode levantar uma labareda, que logo se extinguirá. Mexa e sinta o aroma do bourbon no ar... Hum!!!
Coloque o arroz e frite por mais uns 3 minutos... Esse passo é importante, pois a fritada no arroz é garantia de que ele fique mais soltinho.
Coloque a agua e a cerveja, corrija o sal e a pimenta. Reduza o fogo e cozinhe até a agua secar e o arroz ficar quase no ponto (eu gosto dele mais durinho, sem se desmanchar). Pode ser necessário acrescentar um pouco mais de agua (ou cerveja se preferir...hehehe).
Desligue o fogo, coloque a colher de nata e mexa para que incorpore no arroz.
Sirva com um fio azeite de oliva e queijo parmesão (de qualidade, por favor) por cima... Para beber, cai muito bem uma cerveja bem gelada (Uma Brahma Extra, Original ou Serramalte) no verão ou um bom Cabernet Sauvignon no inverno...

Coma, ajoelhe e reze em minha homenagem (HO-HO-HO)... Just kidding, mas eu realmente gostaria de saber a opinião de quem fizer... Sintam-se a vontade para enviar comentários, sugestões ou dicas.

Otto - Ao som do Rei Roberto Carlos - "As Curvas da Estrada de Santos"

Nenhum comentário: