quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

A Praia da Pinheira

“Só na Pinheira você pode se deitar
Com os gigantes para ver o mar
E contemplar histórias de um pescador
E sobre as pedras descobrir um novo amor

Canoas que vão para o mar
E enchem nossa praia de sereias
Só quem conhece tua constelação
Vai saborear o vento movendo areia

Praia de Cima que te conheci
Praia de Baixo que me encantou
Foi lá no Sonho que te traduzi
E lá no Maço que se revelou

Pra que preciso me declarar
Se o Papagaio vai repetir
Que neste mundo outro lugar não há
Pra confessar o meu amor por ti”

Essa é a música que meu amigo Antônio Jorge compôs (colaborei em alguns versos...hehehe) em homenagem à maravilhosa praia que nos acolhe todo verão (só meus, já são 7) com sua beleza natural e seu povo hospitaleiro. Muitos momentos bons, muitas histórias pra contar sobre aquilo lá só poderia dar em música...Hehehe

Lembro da primeira vez que estive lá. Era o verão de 92 e eu estive lá com meus pais e meus dois irmãos. Na época, eu tinha 15 anos e, por um pouco de insistência minha e pedido dos meus pais (hehehe), meus irmãos me levaram pra sair junto com eles nas noites em que estivemos lá. Estavamos instalados num apartamento térreo na Praia de Baixo (éramos os primeiros a alugar o ap, tudo novo!!!) e saímos pra tomar umas caipiras no centrinho. Acabamos descobrindo que ia rolar um show de rock num bar na beira da Praia de Cima (no atual Bar do Passarinho).

Momento Flashback:
Cabe lembrar que meus irmãos foram fundamentais na minha infância / adolescência , ao me mostrarem muito rock bom: Mutantes, O Terço, Led Zeppelin, Rush, Pink Floyd, Deep Purple, Rolling Stones..A lista é longa pra caralho!!!
Lembro do meu aniversário de 9 anos, em que ganhei grana de um tio pra comprar um vinil (sim, eu sou do tempo do vinil...hehehe) e fui com meu irmão na loja. Eu, na época, escutava Rush pra caralho (Exit...Stage Left, pra ser mais exato) e queria um disco do Rush. Meu irmão me botando pilha pra comprar um Stones (Exile on Main St... Puta disco tb, mas não o que eu queria no momento), que eu ia gostar mais, etc... Baita malandro, ele queria aquele disco!!!...Hehehehe. No final, comprei o Hemispheres, do Rush. Escutava a todo o momento (claro, sempre quando eles não estavam ocupando o 3 em 1) e praticamente gastei o disco... Lembrar daqueles idos é bom pra caralho...Nostalgia pura!!!
Fim Momento Flashback

Qual foi nossa surpresa ao ver quem era a banda de rock que tocava no Passarinho? Como bons conhecedores do rock do sul, fui informado por meus irmãos sobre quem eram as pintas, apesar de eu já conhecer alguns (não lembro de todos, apenas dos que me chamaram a atenção na performance): Alemão Ronaldo (vocalista da Bandaliera), Marcinho Ramos ( R.I.P., virtuoso guitarrista da Bandaliera), um baixista e um baterista (sorry, não lembro quem eram) e mais a presença de “um narigudo com umas sobrancelhas muito grandes que tocava sax e harmônica” que nos pareceu conhecido... Logo em seguida, ao apresentar a banda, Alemão Ronaldo tirou a dúvida: George Israel, saxofonista do Kid Abelha.
Cara, que som!!! Parecia ilusão estarmos assistindo aquilo ali, na beira do mar, num lugar bem pouco provável... O repertório foi basicamente blues e rock e quando tocaram “Campo Minado” e “Nosso Lado Animal” (composições do grande Fughetti Luz), a galera cantou com vontade...
Aquela noite permanece muito viva na minha lembrança, principalmente a performance do Marcinho Ramos na guitarra... Seus riffs e solos não saíram da minha cabeça por uns dias... Anos mais tarde, fiquei de cara quando soube da prematura morte dele. O cara era muito bom, mesmo... Influência total de Hendrix e Stevie Ray Vaughan.
Ao longo dos anos, nas outras idas pra Pinheira, descobri através de conversa com os nativos, que aquela galera se reunia direto lá no verão, com as famílias e tal. Somente vi o Alemão Ronaldo uma vez na praia aproveitando...

Por fim, resta confessar um segredo, uma crendice, uma simpatia: sempre um dia antes de voltar de lá, costumo dar uma caminhada até a ponta das pedras, no canto direito da Praia de Cima...Lá, no lado onde se avista a imensidão do mar, existe uma pedra grande, em que costumo subir pra meditar um pouco sobre o que passou, o que virá, o que será, ao som das ondas quebrando nas pedras... Agradeço por poder ter estado mais uma vez em um lugar tão maravilhoso e abençoado e canto uma música, meio que mentalmente...A primeira que me vem a mente naquele momento... Neste ano não poderia ser diferente, comigo ao entardecer de um bonito sábado, cantarolando That’s the Way, do Led Zeppelin e sorrindo...

Não adianta... Sou um puta saudosista!!!

Otto - Fechando o post ao som de Tom Petty and The Heartbreakers - "Mary Jane's Last Dance"

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei!!!!
Linda mesmo, já tem melodia?

Anônimo disse...

Nossa cara! Eu amo o Bar do passarinho na Praia de Cima da Pinheira. Devias tocar essa música lá num fim de tarde de verão com a galera tomando aquela gelada e eu no meio, é claro. Hehehe! O Bar do Passarinho tem uma magia especial. Sou gaúcha de POA e moro atualmente em SC, ao pé da serra, me apaixonei por aquilo lá. Abraço, Cláudia.