quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Ontem

Cheguei em casa e fui devolver um filme na locadora. Um ótimo filme, diga-se de passagem. “Waking Life” é um filme bastante filosófico e um tanto complicado de se assistir, na minha opinião. Digo por que os diálogos existenciais entre os personagens são o mote do filme, apesar da animação ser do caralho também. Então se tu não tá muito afim de pensar e matutar sobre as divagações dos personagens, procura algum outro tipo de filme, porque senão tu vai dormir. Digo por experiência própria, já que no domingo de noite, depois do Tommy, não consegui me manter acordado (admito, não foi só por causa do filme =D ) e acabei assistindo na segunda.
Não vou detalhar nada mais sobre o filme. Fica a dica pra alguém que queira assistir um filme mais, digamos assim, “viajandão, mas cabeça”.

Quando voltei, depois do banho, resolvi arrumar a zona que estavam meus cds, desde que os trouxe da minha antiga casa. Como todo bom cara das exatas, mais especificamente as computacionais, gosto de deixar as coisas bem organizadas de forma que me poupe tempo na hora de procurá-las. T.O.C. ? Hum, acho que não, afinal de contas faz quase 2 meses que eu trouxe meus discos pra casa e ainda não os tinha arrumado. Faz sentido, eu acho...
Pra começar, tirei todos de dentro da estante e os coloquei no chão da sala. Escolhi um pra botar pra tocar, porque claro, tem que ter trilha sonora. Meu desejo inicial era escutar um jazz (o que iria mudar ao longo da noite ) e o “Mingus Ah Um”, do Charles Mingus me pareceu uma ótima pedida, ainda mais que fazia tempo que eu não escutava esse disco. E que disco, meu amigo... “Goodbye Porky Pie Hat” é minha preferida ( a versão do Jeff Beck para esse som é matadora!).
Jazz para um lado, Blues pra outro. Rock Nacional pra um lado, Internacional pra outro... E assim fui. E ao fazer isso, comecei a enxergar todos aqueles discos (nas minhas contas, acho que uns 400 cds originais – Sim, eu tenho muito cd original... Assunto pra outro post) e passei a lembrar momentos da minha vida em que compreio-os, que escutei bastante (outros, nem tanto). Lembrei de pessoas, de situações vividas, de momentos passados...

O passado é engraçado, né? Porque faz tu lembrar de muitas coisas, sendo elas boas ou ruins. E esse lembrar envolve todos os sentidos: a visão, o olfato, o paladar, o tato... Coisas que vivi há bastante tempo. Outras, nem tanto. Coisas simples, como o cheiro de uma comida da minha Vó... Outras complicadas, como a lembrança de alguém que já não é mais presença física entre nós. Um show assistido, um lugar visitado, uma tatuagem feita, um amor do passado...
Em comum entre tudo, a certeza de que já passou e não volta mais. E que por isso é passado... Marcado, escrito, gravado, seja na mente ou no corpo. E que será assim sempre e não há nada que possamos fazer pra mudar isso. Só nos resta aceitar e conviver bem com isso.

Acabei me perdendo na hora, em meio a risos e algumas lágrimas (sou saudosista, lembram?) que essa viagem ao passado me proporcionou. Só despertava do “transe” quando acabava o disco que eu tava escutando (depois do Mingus, rolou “Live” do Gênesis, “RUSH – Trilha Sonora Original do Filme”, do Eric Clapton e “Maravilhas Contemporâneas” do Luiz Melodia).
Me dei conta também que tem muita coisa alí que faz muito tempo que eu não escuto, por isso separei vários pra trazer hoje pro trabalho, coisa que esqueci de fazer na hora de sair de casa...Sem problema, amanhã eu os trago.

No final das contas, foi bom pra caralho e eu fui dormir bem satisfeito com os resultados: na minha estante e , principalmente, na minha mente. Tive uma ótima noite de sono e acordei hoje cedo motivado pra encarar o dia com tranquilidade e serenidade, de bem com a vida e prinicipalmente, com o passado, como há algum tempo eu não vinha conseguindo fazer...

O post foi comprido, eu sei...Mas não teria como não ser. Espero que alguém leia até o final e que goste =D

Saludos,
Otto

Fechando o post ao som de Caetano Veloso - “Jokerman”

2 comentários:

pablodelarocha disse...

porra, waking life é simplesmente ducaraaaalho
tô louco pra alugar e fazer uma cópia pra mim
tu viu "o homem duplo" (scanner darkly)? é do mesmo diretor e usa uma técnica de animação semelhante...

recomendo!

abraço

Otto disse...

Bah, não vi ainda, mas acho que do final de semana não passa...hehehehhe

Tô com uma cópia do Waking Life. Te consigo uma, na "facha" =D

Abração